SENAR em parceria com Poloni e Monte Aprazível promove curso de Turismo Pedagógico

Foi realizado nos dias 5, 6, 12 e 13 de setembro na Minajen Empresa de Engarrafamento de Água Mineral de propriedade dos Irmãos Gleriano, localizada em Junqueira/Distrito de Monte Aprazível - Estrada Junqueira a Macaubal Km 4, o primeiro Curso de Turismo Pedagógico da Região. A capacitação aconteceu através do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com as prefeituras de Poloni e Monte Aprazível.

O Curso visa desenvolver atrativos turísticos pedagógicos na propriedade bem como desenvolver uma série de ações importantes para fomentar a inclusão da região como de interesse turístico.

Foram apresentados conceitos de turismo pedagógico, benefícios para a propriedade rural, a relação do turismo rural com aprendizagem, o significado das vivências e experiências do meio rural no aprendizado dos alunos, a interdisciplinaridade de temas pedagógicos em uma propriedade rural, as principais necessidades, adequação ao conteúdo e linguagem para o público pedagógico, estudo de caso: Sítio Real, e a Água como Fonte de Vida.

Participaram Professores, Coordenadores e Direção da Rede Municipal de Ensino de Poloni e Monte Aprazível, Professores da Escola Agrícola - ETEC Padre José Nunes Dias, Professora do Colégio Dom Bosco - Sistema Objetivo de Ensino de Monte Aprazível, Assessoria de Cultura e Turismo de Poloni e Monte Aprazível, Proprietários e Funcionários da Minajen - Propriedade onde foi realizado o Curso.

Segunda etapa

Em novembro acontecerá a segunda etapa dos trabalhos, que se trata do Curso de Monitoria. Na capacitação, serão abordados monitoria, formação de equipe de monitores, procedimentos operacionais para recepção de alunos, aproveitamento dos recursos naturais e culturais, Identificação das potencialidades pedagógicas, público alvo, adequações da propriedade para recepção de grupos pedagógicos e desenvolvimento de produtos pedagógicos no meio rural.

Os interessados deverão procurar as Assessorias de Turismo de Poloni ou de Monte Aprazível para mais informações: (17) 3819-9900 Poloni - Sara ou (17) 3275-9500 Monte Aprazível – Gracielli.