Região participa oficinas preparatórias para Operação Estiagem

No último dia 23 de maio, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, base Mirassol, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, realizou Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE).

O curso, teve como objetivo especializar os agentes de defesa civil atuantes nas cidades da região e levar conhecimento àqueles que estão comprometidos com o assunto.

As palestras foram realizadas na ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Rio Preto), e as instruções teóricas e práticas aconteceram no Posto de Bombeiro do Aeroporto de São José do Rio Preto.

Durante o evento foram discutidos temas sobre situação de anormalidade, abrindo para outras entidades que falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo”, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a situação do combate ao Aedes Aegypti no estado, principalmente, nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto. Outros temas também foram abordados, como, as solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiro.

Esteve presente nesse treinamento Helena dos Santos Reis- Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil do Estado de SP que ressaltou a importância da cultura de prevenção a desastres.

Magda

De Magda participaram o diretor de meio ambiente e agricultura, Valter Filiar e quatro voluntários.

Vale destacar que em breve o município será contemplado com um kit estiagem que agregará muito para cidade em caso de alguma ocorrência.

Poloni

De Poloni participaram do curso os brigadistas Darlan, Dias e Marco Aurélio.