Notícia




Poloni comemora 94 anos de fundação


Poloni comemora 94 anos de fundação

Prefeito Antônio José fala sobre sua administração


No domingo, 03 de maio, o município de Poloni completa 94 anos de fundação. Neste ano, por conta da pandemia do Coronavírus, não haverá festividade de comemoração do aniversário. Nossa equipe de reportagem entrevistou o prefeito Antônio José, que falou sobre sua administração e destacou os trabalhos realizados nos setores municipais.

Confira a entrevista completa com o prefeito

Jornal A Voz do Povo - Comente sobre a programação de aniversário preparada para esse ano em seu município.

Antônio José -
Seguimos uma agenda municipal de Janeiro a Dezembro, mas que infelizmente devido a esta pandemia que o mundo atravessa interrompemos nossos eventos.

Estamos nos programando para comemorar os 94 anos do município, junto de nossa comunidade e visitantes em uma super festa das nações, data a definir.

Jornal A Voz do Povo - Gostaria que o senhor fizesse um balanço dos últimos 12 meses?

Antônio José -
Nos últimos anos consegui organizar as finanças do município e honrar todos os compromissos com nossos fornecedores, funcionários, aumentamos os repasses para entidades e também conseguimos diversos recursos nas esferas estaduais e federais para o nosso município e investimos recurso próprio.

Jornal A Voz do Povo - Estamos no último ano do atual mandato, conseguiu cumprir o planejamento para seu governo?

Antônio José -
Sim. Estamos cumprindo o nosso planejamento e sempre em busca de recursos para nosso município e novidades para atender nosso povo.

Jornal A Voz do Povo - Quais são as obras em andamento?

Antônio José -
Graças à Deus temos muito a apresentar:

- Reforma do centro comunitário Saverio Fochi
- Construção da pista de Skate
- Construção da pista de caminhada
- Reforma e construção centro de lazer Angelo Guizilini
- Reformas de imóveis em situações de risco estrutural
- Recapeamentos asfáltico em diversas ruas
- Reforma e ampliação do Velório Municipal
- Reforma da Praça João Pereira da Fonseca
- Construção de galerias de águas pluviais

Jornal A Voz do Povo - Qual é a situação dos principais setores municipais, como Saúde, Educação e Social? Comente alguns investimentos...

Antônio José -
Educação: Oferecemos transporte escolar para todos os alunos, da educação infantil até o ensino médio provenientes da Zona Rural. Transporte dos alunos de educação infantil no período da manhã e vespertino que estudam na escola Prof. Luiz Antonio Poloni Rizzato.

Transporte dos alunos universitários, cursinhos e cursos profissionalizantes no período da manhã e noturno para São José do Rio Preto e Monte Aprazível.

Na creche escola Profª Ermaide Bertassi Miola houve aumento do número de vagas; aquisição e instalações de ares condicionados em todas as salas de aula (em parceria com a Câmara Municipal de Poloni); aquisição de mobiliários para refeitório e implantação de material didático apostilado para os alunos de 03 anos (maternal dois) e instalação de câmeras de monitoramento na parte externa.

Na escola municipal Prof. Luiz Antonio Poloni Rizzato, aquisição e instalação de bebedouros em todas as salas de aula; reforma geral do parque infantil; aquisição de material escolar para todos os alunos e implantação de material didático apostilado para todos os alunos da educação infantil e 1ºano (4 ,5 e seis anos), instalação de cameras de monitoramento em todas as salas de aula e substituição dos toldos danificados do pátio coberto.

Foi remanejado para o Departamento Municipal de Educacão 1 (um) veículo Gol para atendimento das necessidades do setor.

Saúde: Hoje o investimento em Saúde chega a 23% com recursos próprios.

O prédio na Unidade Básica de Saúde foi recentemente reformado onde houve melhoria considerável no fluxo do atendimento e conforto para a população.

Toda a frota de veículos como: vans, ônibus e veículos da Vigilância em Saúde apesar do uso contínuo estão novos, pois são realizadas todas as manutenções corretivas.

Os equipamentos, móveis e utensílios da UBS sempre em condições adequadas de funcionamento e higiene.

Quanto ao corpo Clínico da UBS temos: 05 médicos clínicos, 01 pediatra. 01 GO, 01 médico da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e um médico no Atendimento de Urgência e Emergência.

Nos atendimentos multidisciplinares temos: 02 fisioterapeutas, 02 psicólogas, 01 nutricionista, 01 terapeuta ocupacional e 01 fonoaudióloga.

Equipe de Enfermagem: 04 Enfermeiras, 04 técnicos de Enfermagem e 01 Auxiliar de Enfermagem.

Uma grande conquista na Saúde de Poloni foi a implantação da Equipe de Saúde da Família com Equipe de Saúde Bucal Modalidade I, que atenderão cerca de 800 famílias com aproximadamente 3.500 pessoas, distribuídas nos seguintes bairros: Quintiliano Espurio, Antonio Borsato, Angela Facco Borsato, Pedregal e Perpetuo Socorro. A implantação da equipe proposta contará com uma (01) Equipe de Saúde da Família com Equipe de Saúde Bucal e 15 Agentes Comunitários de Saúde.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) terá a finalidade de reordenar o Modelo de Atenção, com vistas a fortalecer a Atenção Básica, estabelecer vínculos e criação de laços de compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.

Na ESF a família passa a ser o objeto de atenção, entendida a partir do ambiente onde vive, em uma delimitação geográfica, na qual se desenvolve as relações intra e extrafamiliares na luta pela melhoria das condições de vida.

Relatou ainda os principais objetivos da Estratégia da Saúde da Família(ESF):
* Garantir a melhoria nas condições de saúde da população a partir da atenção à saúde da família e comunidade;
* Divulgar o conceito de saúde como qualidade de vida e direito do cidadão;
* Prestar atendimento básico, de forma integral, a cada membro da família identificando as condições de risco para a saúde do indivíduo;
* Proporcionar atenção integral e continua à população;
* Promover ações de forma coletiva para que, através do processo de educação em saúde, as famílias tenham melhorias nas suas condições de vida;
* Proporcionar acesso e qualidade do atendimento prestado à população;
* Garantir uma maior vinculação da comunidade e das famílias de saúde local, estendendo a cobertura da assistência dentro dos princípios do SUS da Universalidade e Integridade;
* Promover mudanças de hábitos, incentivando a prática de exercícios físicos, uso de alimentos saudáveis e autocuidado.

Social: A Secretaria de Assistência Social no município de Poloni está dividida em dois seguimentos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é a porta de entrada da Assistência Social, onde se desenvolve a proteção social básica e o Departamento Municipal de Assistência Social, que desenvolve os serviços da Proteção Especial e Cadastro Único do Governo Federal e Casa Lar.

Os Setores promovem a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios de transferência de renda, projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais. Ofertando o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Ação Jovem e Reuniões com as famílias beneficiarias de Programas de Transferência Renda.

O Departamento Municipal de Assistência Social no mês de março assumiu o Programa Estadual Viva Leite, o programa é destinado às famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal, atendendo 92 crianças, com capacidade para aumentar o número de crianças atendidas, buscando sempre melhorar o atendimento da população.

Diante a atua situação os Setores Departamento Municipal de Assistência Social e CRAS, implantaram o atendimento via telefone, para evitar expor a comunidade e servidores a aglomerações e, consequentemente, risco de disseminação da Covid-19.

Os setores operam com o teleatendimento à população do Distrito Federal. Por serem unidades da política de assistência social com alta rotatividade e concentração de pessoas, ficou estabelecido que o atendimento presencial ficasse temporariamente suspenso. A medida segue orientações de evitar aglomerações, capazes de disseminar o novo Covid-19. Mediante atendimentos emergenciais são tomadas todas as medidas de prevenção como uso de mascaras e álcool. A assistência social também vem oferecendo suporte a população para como se prevenir e a importância do isolamento social neste período do Covid-19.

Serviços Desenvolvidos Mensalmente:

Atendimento e acompanhamento familiar: 130 participantes
Famílias em acompanhamento pelo PAIF: 65 participantes
Participantes das Atividades do Serviço de convivência (grupos de crianças, adolescentes, Adultos e Idosos): 167 participantes
Reuniões mensais com as famílias dos Programas de Transferência de Renda: 266 participantes
Programa Estadual do Viva Leite: 92 participantes
Aquisições: O Departamento Municipal de Assistência Social realizou neste ano importantes aquisições; Veiculo, Móveis e Equipamentos, através de Recursos Parlamentares para atendimento da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade e Casa Lar.

Jornal A Voz do Povo - Houve algum investimento na Frota Municipal?

Antônio José -
Sim. Com novas aquisições: Caminhonete Triton 1200, Pickup Strada, Patrulha Agrícola e Equipamentos, Veículo para o Setor Assistência Social Veículo – Caminhonete para Carga.

Jornal Voz do Povo - Qual planejamento para 2020?

Antônio José -
Cumprir todos os compromissos financeiros pontualmente e o planejamento administrativo nos setores da Saúde, Educação, Assistência Social e vias rurais, continuar a buscar por recurso para melhorias do município e finalizar todas as obras que se encontra em andamento no município.

Antônio José - Gostaria de destacar mais alguma conquista? Deixar uma Mensagem?

Antônio José -
Agradeço a toda população de nossa cidade pela colaboração, compreensão e total apoio no sentido de tornar uma cidade cada vez melhor, a Câmara Municipal pelo apoio e dedicação para o bom andamento de nossos trabalhos, aos funcionários que não medem esforços no seu trabalho para tornar nossa Gestão ainda melhor, minha família e meus amigos que sempre me deram força a não desistir.

Confira algumas fotos

As obras em andamento ou recém finalizadas

Pintura e limpeza da praça Santos Dumont
Canil para abrigo de animais
Construção pista de skate
Reforma da pracinha João Pereira da Fonseca
Reforma de moradia projeto social – já é a segunda reforma – um grande benefício ao morador
Reforma Centro de lazer Saverio Fochi

Obras a serem iniciadas

Pista de caminhada
Ampliação do Velório Municipal
Cantina e quiosques do centro de lazer Ângelo Guizilini


Fotos